Encantar é preciso

04/08/2017

Para aumentar as vendas no atacado, muitas vezes, é preciso encantar não apenas o comprador direto e o lojista, mas também o cliente final, gerando demanda para o produto. Saiba como utilizar as feiras de negócio para isso.

 

A grade maioria das feiras de negócio são direcionadas para o segmento B2B (Business to Business). Algumas delas têm ainda a especificidade de ter como foco a venda para o atacado, como lojistas e revendedores, a exemplo das feiras que a equipe Arcode visitou recentemente, como a Eletrolar (eletrônicos e eletrodomésticos), Escolar Office (papelaria e educação) e Abup Show (decoração).

 

 

 

Porém, mesmo que o objetivo da sua empresa ao expor em alguma feira seja o de vender para lojistas é muito importante pensar também na ponta final da cadeia de consumo e utilizar estratégias para gerar demanda para esse consumidor. Afinal, um dos fatores que mais importam ao lojista na hora de realizar suas compras é justamente o giro que cada produto terá no varejo.

 

E as feiras e eventos são excelentes oportunidades para ganhar visibilidade e encantar o público, por isso, veja algumas dicas para aproveitar melhor essa característica dos eventos:

 

 

VALORIZE SUA MARCA

 

Nossas decisões de consumo são baseadas em emoções, não em lógica. Por isso, o ambiente do varejo e a forma como os produtos são expostos influenciam tanto a decisão do consumidor no ponto de venda.

 

Uma iluminação bem planejada, a disposição da gôndola valorizando o produto, uma marca bem posicionada e capaz de criar desejos e despertar emoções acaba, por consequência, criando um sucesso em vendas.

 

E se isso é válido para o ambiente do varejo, também é válido para o ambiente do estande ou do showroom: o lojista também precisa se “apaixonar” por seu produto e sua marca. Se seu produto consegue encantá-lo no evento, então, também conseguirá encantar o consumidor final no ponto de venda.

 

 

 

GANHE FORÇA COM AS MÍDIAS SOCIAIS

 

Muitas vezes o cliente final não visita a feira de negócios, até mesmo porque, muitas são restritas ao profissional do setor. Porém, é possível atingir esse público utilizando mídias sociais, imprensa e outras ferramentas e como nas feiras, normalmente são apresentados lançamentos e novidades, é possível explorar tais mídias para criar a expectativa pela chegada de determinados produtos ao varejo.

 

 

A OPINIÃO DOS OUTROS CONTA MAIS

 

Na hora de comprar, o público considera muito mais a opinião de um terceiro, do que as recomendações do próprio fabricante ou lojista, afinal, qualquer um pode argumentar que seu próprio produto é excelente. E se esse terceiro que recomenda o produto for alguém que o público tem como importante, melhor ainda.

 

Por isso, fazer parcerias com formadores de opinião – desde personalidades da mídia até blogueiros (uma boa opção para empresas com orçamento mais enxuto) pode fazer toda a diferença. Nesse caso, é valido inclusive convidar (ou contratar) essas pessoas para uma visita à feira ou ao estande e aproveitar a ocasião para ganhar ainda mais visibilidade.

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